Bem-vindo(a)s a Pachamama Editora

Alinhada com o ideário de democratização da leitura e da escrita, a Pachamama Editora busca atuar em parceria com os autores no Brasil e na América Latina, adotando um modelo de publicação flexível, sustentável e diferenciado.

Visa, assim, favorecer a publicação de pesquisas acadêmicas na área de Educação, Culturas, História e Direitos Humanos, bem como obras de cunho artístico e literário com temáticas diversas.

Investe e acredita em autores que tenham compromisso com as transformações necessárias para uma sociedade igualitária, fraterna, atuante e democrática, oferecendo a eles serviços de consultoria, edição, impressão e apoio na divulgação de seus trabalhos.

O nome Pachamama tem origem na língua quéchua (o quéchua é um idioma ainda hoje falado no Peru, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia e Equador). “Pacha” pode ser traduzido como “mundo” ou “Terra”, enquanto “mama” é equivalente a “mãe”, muito próximo do que seria “Gaia” para os gregos. É o princípio explicativo fundamental na visão de mundo dos povos indígenas dos Andes, na América do Sul. Podemos considerá-la como ponto comum do sistema de crenças e do tipo de ação entre os povos indígenas. A divindade “Pachamama” (mãe terra) representa a Terra em sua totalidade: corpo, alma e os cinco elementos.

Nosso Diferencial

A Pachamama Editora apresenta um modelo de publicação diferenciado, optando pelo contato e diálogo com seus autores como fundamento da sua metodologia de trabalho. Tendo proposta flexível e sustentável, atua em parceria com seus autores em todas as etapas de produção do livro.
Oferecemos um trabalho prévio de copy desk, no sentido de analisar a obra de forma mais detalhada após a aprovação do conteúdo.  Intenta-se aprimorar o texto junto ao autor, estimular a clareza e estruturação das ideias, quando necessário, e apresentar dicas para que o projeto se adeque ao mercado editorial, mantendo a proposta original do texto.
A Editora trabalha com publicação sob demanda, imprimindo o número de exemplares suficientes na perspectiva do autor.
Alinhada com o ideário de democratização da leitura e da escrita, a Editora propõe a criação e elaboração de veículos de intercâmbio latino-americano e incentiva projetos de autores iniciantes com o mesmo zelo que orienta os que demandem maior estrutura, divulgação e distribuição

Selos Pachamama Editora

O selo agrupa obras que contemplam pesquisas voltadas para a Educação Inclusiva, Educação Popular, Educação de Jovens e Adultos, Temáticas Afro-indígenas e literaturas voltadas às crianças portadoras de necessidades especiais. Tais obras corroboram para que a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola, sem qualquer tipo de discriminação, seja o direito primordial de todos. A linha editorial prioriza o caráter multidisciplinar e interdisciplinar das obras.
Estimulamos a escrita e a publicação de livros que valorizem a importância dos diferentes grupos étnicos, as culturas ameríndias e africanas, a inclusão, a preservação da biodiversidade, a música, o respeito às religiões ancestrais, as lendas, a culinária, o folclore e as festividades populares. Ao aprofundar os conhecimentos acerca dessas temáticas, numa linguagem apropriada às diversas faixas etárias, estaremos corroborando para a percepção plural e inclusiva da nossa sociedade.
As literaturas e memórias de contos e fábulas, “príncipes e princesas”, e demais personagens do universo das crianças e adultos estão extremante ligados à cultura europeia, o que intensifica as diferenças sociais e étnicas, corroborando para que atitudes preconceituosas ainda sejam uma realidade. Dessa inquietação, Pachamama Editora estimula a escrita e a publicação de livros que valorizem a importância dos diferentes grupos étnicos, as culturas ameríndias e africanas, a inclusão, a preservação da biodiversidade, a música, o respeito às religiões ancestrais, as lendas, a culinária, o folclore e as festividades populares. Ao aprofundar os conhecimentos acerca dessas temáticas, numa linguagem apropriada às diversas faixas etárias, estaremos fortalecendo a percepção plural e inclusiva da nossa sociedade. O selo também contempla os livros de poesias, contos, crônicas e literatura para adultos.
Selo que privilegiará livros na área de literatura e literatura Infantojuvenil. A Pachamama Editora estimulará a escrita e a publicação de livros que valorizem a importância dos diferentes grupos étnicos, as culturas ameríndias e africanas, a inclusão, a preservação da biodiversidade, a música, o respeito às religiões ancestrais, as lendas, a culinária, o folclore e as festividades populares. Ao aprofundar os conhecimentos acerca destas temáticas, numa linguagem apropriada às diversas faixas etárias, estaremos corroborando para percepção plural e inclusiva da nossa sociedade.
A energia da imensa teia da vida é o fundamento da Pachamama.  Acolhendo a relação entre os seres todos, a mulher, o homem e o transcendental, a linha editorial Odonata acolhe propostas de obras que versem sobre espiritualidade, paz, solidariedade, tolerância e amor. Uma das características destacadas do referido selo é oportunizar o espaço para o registro das mais variadas formas de espiritualidades, desde que não tenham caráter doutrinário, preconceituoso e cerceador.

Conselho Editorial

Ana Lucia Enne- UFF- Culturas, Mídias e Movimentos Sociais.

Armando Nembri- UFRJ- Educação Inclusiva -INES

Artur Romeu- Jornalismo, Direitos Humanos e Movimentos Sociais

Adriana Bittencourt Guedes- UFRRJ- Literaturas

Adriana Fiuza- Literatura e Língua Espanhola

Alexandre Fuiza- História da Música e Política

Cláudia Andrade- CAP-UERJ- Música e Movimento afro-brasileiro

Diana Malito- UFF –Psicologia, Juventudes e Trabalho

Fausto Amaro- UERJ- Mídias e Esporte

João Miguel Pinaud- Comissão Nacional de Direitos Humanos ( em memória e gratidão)

Jorge Folena- Casa da América Latina-Direitos Humanos e Politica

Katherine Lages- UFPB- Secretaria da Mulher. Direito das Mulheres

Katia Da Matta´-UFF/ UCAM- História Política e Literatura

Luciane Simões- Biblioteca Nacional – Direitos autorais, Manuscritos e Documentação Histórica

Luis Paulo Borges- UERJ- Educação Popular e Movimentos Juvenis

Luz Beleguí Gómez López– Universidad Autónoma de la Ciudad de México- Estudos Ameríndios

Maria Luiza Baldez- Direitos Humanos

Mariana Gomes- PUC/RJ- Culturas Urbanas/ História das Mulheres/ Mídias

 

Rafael França- UFRRJ- Estudos de Gênero

Sandra Maciel de Almeida- UFF- Educação- História de Mulheres Privadas de Liberdade. Mulheres e Direitos.

Sergio Pujol- UNLP – Facultad de Periodismo y Comunicación Social (UNLP)- Argentina- Historia da Música/ Crítico Musical

Surama Conde – UFRRJ- História e Imprensa

Tatiana Fagundes- UERJ- Educação, Alfabetização e Literatura Infantil

Viviane Barbosa- UFMA- História das mulheres e Movimento afro-brasileiro